Ferramentas e Dicas para montar sua StartUp com baixo custo

01 abr 2015
Felipe Nogueirapor Felipe Nogueira
Categorias: Ferramentas, Tecnologia

A ideia

Quando a ideia de um novo negócio surge, queremos implementá-la logo, sem perder o “time-to-market”. Pensando nessa linha, existem diversas ferramentas que custam nada, ou quase nada, que podem auxiliar a materializar sua Start Up com mais organização e rapidez!

A estruturação

Antes de pensar em ferramentas, acredito que eu tenha que compartilhar com vocês o processo de estruturação que considero ideal de um projeto para uma empresa iniciando. Algumas das perguntas principais que você deve fazer são:

  • O que eu vou disponibilizar para meus clientes e que sentimento que eu quero que os clientes tenham da minha empresa?
  • Meus clientes gostam da minha ideia?
  • Quem são meus concorrentes?
  • Como vou captar meu primeiro cliente? E os demais?
  • De quem preciso para tocar o dia a dia da empresa?
  • Como vou desenvolver meu site e disponibilizá-lo?
  • Quanto vou precisar para montar a estrutura inicial da empresa?
  • Quais são os impostos e tributos que terei que pagar?
  • Qual minha expectativa de crescimento em 6, 12 e 36 meses?

Estas perguntas vão ajudar a definir os primeiros passos da atuação da empresa, desde sua concepção até sua implementação e operação, que são:

  • Pesquisa de Mercado
  • Definição do Negócio
  • Estrutura Operacional
  • Tecnologia
  • Marketing
  • Financeiro
  • Estrutura Legal e Contábil

As Ferramentas

Para acelerar cada um dos passos de atuação da empresa citarei as ferramentas que usei em alguns dos meus projetos que me deram a maior ajuda e rapidez. Realmente não é pouco trabalho montar uma estrutura que leve tudo isso em consideração e ainda manter os gastos sob controle. Vamos então listar um conjunto de ferramentas que podem ajudar bastante nessa tarefa!

Pesquisa de Mercado

Para saber, mesmo antes de lançar qualquer coisa, se sua ideia vai ter sucesso ou não, o ideal é fazer pesquisas por email ou mesmo lançar “Landing pages” com a explicação do produto e uma forma de captação de e-mails. O quanto antes testarmos a ideia melhor!

Ferramentas:

Com suas ferramentas de pesquisa de mercado prontas, a melhor maneira de começar a divulgação é através de seus contatos nas redes sociais, como Facebook, twitter e Pinterest, e registrar seu domínio nas ferramentas de busca do Google (http://www.google.com/webmasters/) e Bing (http://www.bing.com/toolbox/webmaster) para que seu site comece a aparecer nas buscas.

Negócios

Nenhum empreendedor deve entrar de cabeça em um negócio sem pelo menos estruturar basicamente seu plano de negócios.

  • Enloop (http://www.enloop.com/) – Estruturação do plano de negócios (em inglês). Ótima ferramenta para fazer projeções e testar cenários.
  • Trello (http://www.trello.com) – Uma das ferramentas que mais me ajudaram a organizar todo o passo a passo da criação da empresa, pois ela controla de forma intuitiva e fácil todas as tarefas que têm que ser feitas.
  • XMind (http://www.xmind.net/) – Ferramenta para brainstorming ideal para ser usada nas discussões de idéias e não perder nada que foi discutido. Serve também para estruturar as ideias de forma coerente, o que torna fácil materializar em um projeto depois.

Estrutura Operacional

Organizar a forma de trabalho é extremamente importante se seu negócio dependerá de mais pessoas além de você. Para isso ferramentas de desenho de processos e produtividade são essenciais.

  • BizAgi (http://www.bizagi.com/) – Ferramenta para desenho de fluxos operacionais, que tem uma versão mais avançada se seus processos dependem de muitas interações. Este produto automatiza estas interações de uma forma muito fácil e visual.
  • Google Drive (http://drive.google.com/) – Para troca e armazenamento de arquivos e uma opção grátis de edição de documentos, o Google Drive oferece um aplicativo de sincronização dos arquivos do seu computador com a nuvem e você pode compartilhar os mesmos arquivos com seus pares de forma transparente. Além de conseguir redigir documentos de texto e apresentações.
  • ZenDesk (http://www.zendesk.com) – Para controlar as solicitações dos seus clientes e a performance de cada atendente da empresa, o Zendesk permite controlar toda a comunicação com os clientes e também os prazos de cada solicitação.

Tecnologia

Um dos grandes desafios é a escolha da tecnologia que será usada. Tudo vai depender do seu negócio e de sua expectativa de acessos e transações no seu site. Minha recomendação: comece pequeno. Principalmente se você não tem muito dinheiro para investir em desenvolvimento. Depois de testar sua ideia e garantir que ela tenha futuro, fica mais fácil conseguir investidores ou você também se sentirá seguro em investir mais.

Infra-estrutura

  • Amazon Web Services (http://aws.amazon.com) – Aqui você tem uma infraestrutura de serviços enorme, para todas as necessidades. Para quem está começando, eles tem uma “Camada Gratis” (Free Tier) onde você consegue um servidor pequeno, com alta disponibilidade e qualquer sistema operacional, onde você pode instalar seu sistema e colocar o seu site para rodar de graça por 1 ano. Com um servidor de graça você pode optar por qualquer linguagem de programação. Eles tem uma página com vários documentos de infraestururas voltadas para diversos fins que podem servir de base para o seu dimensionamento.
  • Heroku (http://www.heroku.com) – Um conceito diferente do da Amazon, onde ele te disponibiliza uma instalação para uma aplicação. Mais voltado para as linguagens Ruby, Java, Clojure, Python, Scala e Node.js.

Design

Desenvolvimento

Dependendo do seu intuito, muitas vezes você poderá se utilizar de ferramentas prontas com muito poucas alterações. Existem diversos sistemas Open Source com plug-ins disponíveis onde, através de uma brincadeira de lego, você pode montar as partes do seu sistema. Recomendo uma pesquisa extensa para que na hora do desenvolvimento, só fique pendente o diferencial do seu negócio.

  • NopCommerce (http://www.nopcommerce.com) – E-Commerce com tecnologia .NET com vários temas disponíveis
  • WordPress (http://br.wordpress.org/) – Inicialmente desenvolvida para ser uma ferramenta para blogs, mas hoje, com mais de 26.000 plug-ins (http://wordpress.org/plugins/), pode ser usada para construir qualquer tipo de site. Existem temas prontos para ele no Theme Forest

Marketing

Uma das partes mais importantes para a divulgação de um novo serviço ou empresa. Hoje o custo de marketing e divulgação é o maior em percentual na maior parte das novas empresas de internet. Portanto, não gaste com o desnecessário e estude com afinco cada decisão a ser tomada na divulgação da sua empresa. Não existe apenas o Google como estratégia de divulgação. Seja bastante criativo na forma que a sua empresa pretende passar a mensagem para seus clientes. Dentro destas estratégias as seguintes ferramentas tem nos ajudado:

  • MailChimp (http://mailchimp.com/) – Ferramenta para email marketing, que para a maior parte dos negócios tem se provado ser a melhor ferramenta para a recompra, ou seja, para o retorno dos clientes para seu site.
  • Easelly (http://www.easel.ly/) – Ferramenta para construção de infográficos
  • VideoHive (http://videohive.net/) – Excelente fonte de projetos de vídeos, fáceis de serem editados, para a criação do vídeo de sua empresa
  • Prezi (http://www.prezi.com) – Para impressionar seus clientes e possíveis investidores, nada melhor do que uma apresentação inovadora. Mas cuidado para não os deixar muito tontos e mantenha sempre a descrição nos efeitos. É muito fácil se deixar levar por suas funcionalidades de zoom.

Financeiro, Legal e Contábil

A saúde de uma empresa sempre é dimensionada pelo seu financeiro e suas projeções futuras. Além disso, aqui no Brasil, existem diversas obrigações legais que não podemos deixar de nos preocupar, como a emissão de notas fiscais, controle de tributos e impostos e obrigações contábeis.

  • Conta Azul (http://www.contaazul.com.br) – Excelente ferramenta de controle financeiro, com a possibilidade de controlar o fluxo de caixa, contas a pagar e receber, retenção de tributos, conciliação bancária e geração de notas fiscais.
  • Nibo (http://www.nibo.com.br/) – Outra ferramenta excelente de controle financeiro, mais barata, porém sem a possibilidade de geração de notas fiscais e conciliação bancária.

A Construção

São muitas as coisas para se preocupar na abertura de uma empresa, e não existe nenhuma receita de bolo para que ela tenha sucesso, mas eu tenho duas dicas: não se preocupe tanto e LANCE SEU PRODUTO/SERVIÇO! É melhor você começar logo e ver o que dá certo ou não rapidamente do que ficar anos planejando e outra pessoa lançar sua ideia antes de você. Sendo pequeno, sua capacidade de adaptação é muito maior; E a segunda dica é: ponha-se no lugar de seu cliente e veja se a mensagem que você está passando é a que você quer que seu cliente entenda. Na maior parte dos casos de sucesso de novas empresas, a forma de comunicação conquistava mais clientes do que seus concorrentes com os mesmos serviços.

One comment:

  • Marcos Lyra on 2 de outubro de 2015 at 16:20

    Parabéns pelo post. Foram dicas muito úteis;-)

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